A operação de abertura ao mar da Lagoa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, não se realiza este ano, devido à situação de seca extrema.
A informação foi ontem divulgada, conforme notícia avançada pela RTP, pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) que deram conta que a operação, que anualmente permite ligar a lagoa ao mar, não se realiza este ano, por causa da “situação de seca extrema, que afeta em particular o sul de Portugal”.
Devido às “condições climatéricas particularmente desfavoráveis” e “relacionadas com a situação de seca extrema”, não terá lugar a operação, “habitualmente executada por esta altura”, avançaram.
O cancelamento da abertura ao mar, inicialmente prevista para o dia 18 e, posteriormente, adiada para 31 deste mês, foi tomada após auscultação das restantes entidades envolvidas no processo, nomeadamente a Capitania do Porto de Sines, a Câmara de Santiago do Cacém e a Junta de Freguesia de Santo André.
Recorde-se que a abertura da Lagoa de Santo André acontece todos os anos por altura do equinócio da Primavera.
Fonte: RTP