12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Ação da Iniciativa Invest in Alentejo atrai investimento japonês para o Porto do Sines!

 

O eixo de Portos e Logística da iniciativa Invest in Alentejo, liderado pela aicep Global Parques, da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, marcou presença em Tóquio, na Japan Energy Summit 2022, entre 2 e 4 de agosto.

Filipe Costa, presidente da comissão executiva da aicep Global Parques, foi um dos oradores convidados do painel “O Modelo Europeu: hidrogénio como chave para a transição energética”, onde teve a oportunidade de apresentar o caso do Complexo Portuário, Logístico e Industrial de Sines, destacando o exemplo de produção comercialmente viável de hidrogénio verde, fator que tem vindo a suscitar o interesse de mercados e investidores estrangeiros, nomeadamente, do Japão.

 “Combinamos um porto de mar essencialmente energético e ativos preexistentes como a central termoelétrica; com indústria energética, refinadora e química em acelerada transição energética; com fontes diversificadas de água e de eletricidade renovável, em preço e proximidade, para a produção de hidrogénio verde”, disse durante o painel que decorreu no âmbito da cimeira japonesa.

 Ao longo do período em que decorreu a Japan Energy Summit, os representantes do Porto de Sines, a APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A. e da Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), aproveitaram ainda para reunir com potenciais investidores e parceiros japoneses detentores de tecnologia mundiais, entre os quais a Kawasaki Heavy Industries e a Tokyo Gas.

 À margem da cimeira, foi discutida a possibilidade de investimento da Kawasaki Heavy Industries, responsável pelo Terminal de Hidrogénio Liquefeito no Porto de Kobe, no Japão, na construção de um terminal portuário para hidrogénio liquefeito, que comporte também gás natural liquefeito, no Porto de Sines, algo que tornaria Portugal no primeiro hub europeu de gases renováveis. A empresa japonesa manifestou interesse em apostar no desenvolvimento da infraestrutura portuária portuguesa, bem como na utilização da sua nova turbina de produção de eletricidade por combustão de hidrogénio e/ou gás natural.

 “A participação da Iniciativa Invest In Alentejo no Japan Energy Summit, em parceria com dois acionistas da ADRAL, a aicep Global Parques e a APS – Administração do Porto de Sines, representa a continuidade da aposta na promoção de um dos setores estratégicos do Alentejo de maior expressão nacional e internacional: o energético. Nesta vertente, tem especial destaque a zona portuária, industrial e logística de Sines, que atualmente já representa um polo nacional de produção de gases renováveis, tais como o hidrogénio, com recurso a energia de cariz fotovoltaico. Prevê-se que este polo, que está enquadrado na Estratégia Nacional para o Hidrogénio, seja constituído como a primeira área com licenciamento acelerado para renováveis”, afirma João Grilo, presidente da ADRAL.

 Esta participação na maior cimeira de energia do Japão teve como principais objetivos atrair e consolidar potenciais investimentos em projetos de “indústria verde” e colocar Sines no radar de interesse de realização de projetos industriais descarbonizados e/ou eletrificados.

 

Populares