21.5 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Setembro 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Achado Arqueológico da Pré-História descoberto em Serpa

No âmbito das escavações arqueológicas em curso junto à Quinta de São Brás, em Serpa, realizadas para implementação de um projeto agrícola, foi descoberto um achado excecional no contexto da pré-história recente regional, com a identificação de uma fossa escavada na rocha, contendo diversos enterramentos e deposições de restos de outros indivíduos, num total cerca de uma centena recolhidos até à data com a possibilidade do número final ainda poder aumentar, uma vez que os trabalhos ainda decorrem.

A informação foi avançada pelo município de Serpa. O Presidente da Autarquia, João Efigénio Palma, já visitou o local acompanhado pelo investigador Nelson J. Almeida, professor de arqueologia na Universidade de Évora, responsável por diversas ações de colaboração recentes no âmbito da divulgação do património arqueológico concelhio.

Os trabalhos arqueológicos estão a ser coordenados por Consuelo Gomez e Jorge Vilhena.

Na envolvente do sítio onde foi descoberto o achado foram identificadas outras estruturas pré-históricas que apenas revelaram a presença de escassos materiais cerâmicos, enquanto que a fossa contendo os enterramentos e deposições constitui um caso de claro destaque pela presença de um conjunto tão significativo de indivíduos. Segundo o município, estas estruturas foram detetadas durante a instalação do sistema de rega do projeto, que se encontravam a ser acompanhadas pela equipa de arqueologia, no âmbito das ações preventivas legalmente instituídas.

De acordo com os responsáveis pelos trabalhos, o conjunto de fossas agora descoberto, e também parte de um fosso que delimitaria um recinto, fariam parte de um complexo maior que permanecia inédito e que engloba distintos tipos de estruturas, incluindo espaços funerários e outros onde ocorreriam determinadas práticas cerimoniais.

A Câmara municipal esclarece ainda que nas proximidades do sítio agora descoberto já havia sido identificado um vasto recinto de fossos, genericamente enquadrado na mesma época, São Brás 3, e junto à Quinta de São Brás foi escavado, nos finais dos anos 70, um pequeno povoado fortificado da etapa final da Idade do Cobre, o Cerro dos Castelos de São Brás.

Nos últimos anos, como consequência da instalação de diversos projetos agrícolas têm sido promovidos inúmeros trabalhos arqueológicos, resultantes da estreita colaboração entre o Município de Serpa e a extinta Direção Regional de Cultura do Alentejo, que permitem um acompanhamento regular destas atividades por todo o concelho.

Foto: Município de Serpa

Populares