No próximo dia 28 de abril comemora-se em todo o mundo o “Dia das vítimas dos acidentes de trabalho e doenças profissionais”. Este ano a efeméride é comemorada sob a denominação “Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho”.
Na cidade de Évora a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) promove no dia 3 de abril, pelas 14 horas no Auditório da Universidade de Évora, uma Sessão Pública de Abertura das comemorações com a presença do Secretário de Estado, do Inspetor-geral daquela Autoridade e do presidente do Município de Évora, para além de outras entidades oficiais da área da saúde, universidade e segurança social.
Com o objetivo de conhecermos o programa e quais os setores onde se registam mais acidentes de trabalho, a Rádio Campanário falou com Ana Isabel Machado, dirigente do Centro Local do Alentejo Central da ACT.
A responsável referiu que existe a necessidade de cumprir a Legislação e as normas de segurança e saúde no trabalho, sendo neste momento as quedas em altura a registarem o maior número de acidentes, seguido dos acidentes relacionados com resvalamentos.
Isabel Machado refere também que as medidas de segurança têm que ser cumpridas por parte das empresas e dos trabalhadores e à frente da produção.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/ACT%20Isabel%20Machado_28marc.MP3{/saudioplayer}
Ainda no âmbito das comemorações do Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho estará patente no Museu de Évora, uma exposição de fotografia da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho. Serão apresentadas fotografias premiadas do Concurso Europeu de Fotografia 2011 organizado por aquela Agencia Europeia.