A Barragem do Caia atingiu a sua cota máxima no passado sábado, estando acima daquela que é a cota de referência de descarga que aponta para um volume de água de 190 milhões de metros cúbicos.
De acordo com os dados avançados esta terça-feira pela Associação de Beneficiários do caia, entidade responsável pela gestão da Barragem, à data de hoje , a Barragem regista um volume de água de 192.145,600 milhões de metros cúbicos de água, estando acima da cota de descarga.
Na passada sexta-feira e tal como a Rádio campanário noticiou, iniciou-se, pela segunda vez este ano, um novo ciclo de descargas à superfície por forma a baixar o volume de água na Barragem.
Luís Rodrigues, da Associação de beneficiários do Caia, em declarações à RC adiantou-nos hoje que “as descargas, inicialmente previstas até segunda-feira, vão prolongar-se até final da semana.”
De acordo com o responsável “neste momento a Barragem já começou a descer mas vamos prolongar as descargas para que o volume da água possa baixar até aos 185 milhões de metros cúbicos de água, garantindo assim o nível de segurança que a Associação considera o indicado.”
Após o final da semana a situação voltará a ser analisada pela associação de Beneficiários do Caia.
A decisão de realizar descargas preventivas reflete a importância da gestão responsável dos recursos hídricos, especialmente em períodos de condições climáticas adversas.
A Barragem do Caia, a maior do Distrito de Portalegre, abastece os concelhos de Elvas, Campo Maior, Arronches e Monforte, retomou os processos das descargas em Janeiro de 2023, depois de uma década sem serem realizadas.
Neste ano de 2024, esta é a segunda vez que decorrem descargas nesta Barragem.