A acústica da gruta do Escoural, no concelho de Montemor-o-Novo (Évora), irá ser mapeada e disponibilizada a produtores contemporâneos, através de um novo ‘software’. O projeto é do músico Afonso Nascimento.
Segundo o notícias de Coimbra, será feito “um mapeamento arqueoacústico da gruta. Ou seja, serão emitidos uma série de impulsos sonoros que serão recebidos por sensores colocados nos diversos recantos para conseguir um mapa virtual da gruta”.
As recolhas sonoras serão feitas, na próxima segunda e terça-feira, que serão acompanhadas por técnicos e engenheiros de som, com o apoio de um técnico da Direção Regional de Cultura do Alentejo, informou a Universidade de Évora (UÉ).
A academia alentejana apoia o projeto Alentejo Musical, liderado por Afonso Nascimento, através do seu Programa de Apoio ao Empreendedorismo Criativo Magallanes_ICC.
Assim, irá criar-se um ‘software’ de Tecnologia de Estúdio Virtual (VST) que permitirirá a qualquer produtor musical “utilizar a reverberação natural da gruta nas suas composições” de qualquer género..
In Notícias de Coimbra