A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito foi ontem distiguinda com 3 medalhas de ouro, no prestigiado concurso do Continente, Prémio Uva de Ouro, conforme divulgou nas redes sociais.
As medalhas de Ouro atribuídas foram:
- Vidigueira Premium Tinto
- Vidigueira Signature Branco
- Vidigueira Antão Vaz Premium
A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito foi fundada em 1960, mas a sua cronologia vai muito para além dos seus 60 anos de existência. Foi criada para proteger a vinha, o vinho e o estilo de vida milenar desta sub-região de vinhos e aportar ainda mais renome e qualidade ao vinho aqui produzido.
Ao longo dos anos, um intenso esforço tem-se vindo a fazer para proteger as castas e as técnicas de produção, pelo que, no património vitícola da Adega descobrem-se castas autóctones, aperfeiçoadas de geração em geração, entre as quais sobressai a Antão Vaz. Esta casta legitimada como a casta da Vidigueira e musa inspiradora da Adega, dá origem a um vinho branco excecional cuja notoriedade lhe vale o título de «O Branco do Alentejo».
Com uma produção aproximada de 6 milhões de litros de vinho por ano e 8 milhões de quilos de uva por vindima, resultado da exploração de cerca de 1500 hectares de vinha dos seus cerca de 300 sócios, é hoje uma moderna e proeminente adega. Nunca esquecendo as suas origens, projeta-se para o futuro apoiada nas gentes e na qualidade do terroir da sub-região de vinhos.
Fonte/foto:Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito