A Adega de Borba apresenta a colheita 2020 do Senses Viognier, produzido a partir da casta Viognier, uma das mais recentes nos encepamentos do Alentejo.
Em nota enviada à nossa redação, a Adega de Borbe refere que as melhores castas e os melhores solos dão lugar aos melhores vinhos, exemplo disso é a gama Senses, composta pelos 4 monovarietais tintos Senses Touriga Nacional, Senses Syrah, Senses Petit Verdot, Senses Alicante Bouschet e ainda pelo branco Senses Verdelho.
Com casta 100% Viognier, a vindima foi executada manualmente e na parte da manhã, de modo a que a temperatura da uva à entrada da Adega seja óptima, sendo o transporte realizado em pequenas quantidades. Após o esmagamento e desengace total das uvas, procedeu-se à prensagem, decantação pelo sistema de frio durante 24 horas e fermentação alcoólica, com rigoroso controlo de temperatura a 16ºC.
Após estabilização e filtração, indica a Adega de orba, seguiu-se o engarrafamento e um período de estágio de 3 meses em garrafa. A casta Viognier demonstra neste Senses Viongnier 2020 as características enológicas para produção de vinho de qualidade, obtendo um vinho branco equilibrado e aromático.
De cor limão maduro, este vinho tem um aroma intenso a frutos amarelos de caroço, apresentando um sabor frutado a alperce e pêssego, com ligeira estrutura ácida a predominar.