Realizou-se ontem no Hotel Vila Galé, em Évora, a 11ª edição da Gala “Melhores Vinhos do Alentejo 2024”. O evento, organizado pela Confraria dos Enófilos do Alentejo (CEA) com o apoio da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), celebrou os melhores vinhos da região.
O concurso contou com 123 vinhos de 45 produtores, abrangendo todas as áreas e sub-regiões vitivinícolas alentejanas. Estes foram avaliados por um painel de 15 jurados, com o processo de avaliação rigorosamente monitorizado pelo IVV – Instituto da Vinha e do Vinho. Os vencedores foram anunciados durante o jantar de gala, que também incluiu a entrega dos galardões.
Os vinhos foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze nas categorias de tinto, branco e rosé. Além destas distinções, outros vinhos foram agraciados com menções honrosas.
Uma das novidades deste ano foi a introdução dos “Prémios Grande Ouro”. Estes prémios foram atribuídos aos 24 melhores vinhos que, na apreciação inicial, obtiveram uma pontuação superior a 90 pontos e as correspondentes medalhas de ouro. Os vencedores desta categoria passaram então a uma segunda volta, onde foram selecionados o “branco dos brancos”, o “tinto dos tintos” e a “monocasta das monocastas”.
A Rádio Campanário marcou presença e falou com Carlos Santos, administrador da Adega do Montado em Serpa, que se destacou entre os premiados.
O produtor salientou “é uma honra imensa ganhar o prémio “Grande Ouro” este reconhecimento serve para nos estimular ainda mais a fazer mais e melhor. Agradecemos a todos os produtores da região o privilégio que também nos deram de podermos receber este prémio. Estamos muito gratos,” declarou Carlos Santos.
Questionado sobre o futuro do vinho e das vinhas no Alentejo, Carlos Santos respondeu com otimismo: “O futuro é absolutamente risonho pela qualidade do que estamos a fazer, eu tenho como lema na minha vida que a qualidade e o rigor atinjam os topos, e acho que o Alentejo hoje está a seguir esse lema. Qualidade, rigor e respeito pelos consumidores, é isso que o Alentejo está a seguir e, portanto, o futuro só pode ser risonho.”
A gala contou com a presença de várias entidades importantes, incluindo o presidente da entidade de turismo do Alentejo, José Manuel dos Santos, o presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, Bernardo Gouvea, o diretor da Vila Galé regional do Alentejo, Porfírio Perdigão, e o presidente da ATEVA, Alexandre Alves, entre outras personalidades de destaque.
Numa sala repleta de convidados, os prémios foram entregues durante um menu requintado servido pelo Hotel Vila Galé em Évora. A noite foi marcada por momentos de celebração e reconhecimento do trabalho árduo e dedicação dos produtores alentejanos, que colocam a região entre as melhores no panorama vitivinícola.
Entrevista Augusta Serrano/ Fotografia- Ana Rocha