Decorreu recentemente em Gante, na Bélgica, a reunião de Kick-off do projeto Horizonte 2020 “MOSAIC – Joined-up Land Use Strategies Tackling Climate Change and Biodiversity”, do qual a ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo é parceira.
Este projeto , explica a ADRAL numa nota divulgada na sua página oficial, tem como ambição, obter uma compreensão profunda das motivações e dos fatores subjacentes às decisões tomadas sobre a utilização dos solos, incluindo a sua importância relativa, interações e impactos a várias escalas. Este conhecimento, explica ainda, irá ser utlizado na conceção de instrumentos e abordagens inovadoras e económicas que ajudem as pessoas no terreno a transformar a utilização dos solos nas próximas décadas, em conformidade com os objetivos europeus de sustentabilidade.
No âmbito da realização desta reunião ecorreram ainda vários workshops relacionados com a gestão do projeto, e visitas a algumas zonas de interesse.
A região do Alentejo tem assistido a tendências críticas de mudança no uso do solo e nos sistemas de produção, com o impacto na biodiversidade, paisagens e ecossistemas, neste contexto serão investigados os fatores socioeconómicos, com especial destaque para agricultura intensiva, estufas de energia fotovoltaica, diminuição de sistemas silvipastoris e urbanização. Em cooperação com o Instituto Superior de Agronomia (ISA) e a Universidade Nova de Lisboa (UNL), também parceiros do projeto, a ADRAL será o elo de ligação para envolver partes interessadas na região e desenvolver cenários exploratórios, caixas de ferramentas e diretrizes para orientar as futuras alterações do uso do solo, tendo em conta os efeitos das alterações climáticas e a perda de biodiversidade na região do Alentejo.
Fonte/Foto: ADRAL