A região Alentejo, através da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, foi selecionada como região piloto para integrar a iniciativa – IURC – International Urban and Regional Cooperation, que visa promover a cooperação, a aprendizagem e a inovação intermunicipais e regionais entre a UE e os seus principais países parceiros, com base na experiência bem-sucedida da Cooperação Urbana e Regional Internacional (IURC 2016-2020), onde o IURC 2021-2023 foi lançado.
A informação é avançada pela ADRAL na sua página oficial, dando conta que este programa é composto por duas seções, “Cooperação intermunicipal em desenvolvimento urbano sustentável” e “cooperação inter-regional em inovação”, o programa apoia cidades e regiões piloto na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, da Nova Agenda Urbana, do Acordo de Paris, e a agenda de desenvolvimento local por meio de um intercâmbio intensificado de experiências e conhecimentos.
A Cooperação Urbana e Regional Internacional (IURC) é uma rede global que reúne 138 cidades e 50 regiões de 36 países para colaborar com os setores público e privado, instituições de pesquisa e inovação, organizações da sociedade civil e cidadãos para promover um ambiente inclusivo e ganhador, na abordagem para o desenvolvimento urbano sustentável e inovação regional.
Ao participar no projeto, as cidades e regiões piloto da UE e da China podem trocar experiências e conhecimentos sobre transição ecológica e Green Deal, renovação urbana/regional e coesão social, inovação e desenvolvimento sustentável. Em clusters temáticos, cooperação pragmática e parcerias estratégicas serão estabelecidas para explorar conjuntamente soluções verdes e criar um futuro comum próspero.
Segundo a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, com a reabertura da China, estão a ser organizadas reuniões presenciais e visitas de estudo para cidades europeias visitarem a China e vice-versa. As cidades da IURC-China estão bem posicionadas para se beneficiar da retoma das atividades na China após o encerramento induzido pela pandemia de COVID-19.
Durante o mês de abril, a ADRAL refere ter recebido Keru FENG 冯恪如, representante chinesa da iniciativa IURC para uma visita técnica na região do Alentejo, por forma para conhecer as áreas piloto RIS3 da região e discutir ações colaborativas em conjunto com Hangzhou em:
– Internacionalização da inovação no Alentejo através da promoção do turismo ambiental e sustentável, produtos agroalimentares e serviços logísticos.
– Programas de formação para acelerar a internacionalização e digitalização das PME.
Foram efetuadas visitas à ADRAL e à Évoratech – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Évora, ao Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora – IEFP; à CCDR Alentejo; à Universidade de Évora; à EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A.; à APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A., e à aicep Global Parques.
Durante os próximos meses, serão realizadas uma série de missões à China, com delegações coordenadas pela ADRAL, com vista a dar continuidade à cooperação entre a China e o Alentejo.
Fonte/Foto: ADRAL