12 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Advogado defende famílias de vítimas da tragédia de Borba e diz: “eventualmente iremos constituir assistentes e ser parte ativa nesse processo crime” (c/som)

As famílias das vítimas do colapso da Estrada Municipal 255 no passado dia 19 de novembro, para o interior de duas pedreiras, estão a desenvolver esforços no sentido de serem indemnizadas.

O jurista António Bastos encontra-se encarregue do processo de indemnização da família de João Xavier (Pardais, Vila Viçosa), um dos trabalhadores da pedreira que foi mortalmente vitimado pela derrocada no exercício das suas funções. O advogado defende em declarações a esta estação emissora que esta “família terá que ser ressarcida dos danos que sofreu”.

Neste momento, estão a ser encetadas “negociações com os seguros, eventualmente de uma forma extrajudicial”, aponta, sendo que a parte judicial surgirá caso não haja consenso neste ponto.

Quando for terminada a investigação que decorre no Ministério Público, “eventualmente iremos constituir assistentes e ser parte ativa nesse processo crime”.

Inquirido sobre possíveis alvos do processo, remete para “a autoridade competente para investigar e apurar”.

O aglomerado familiar enlutado é constituído por 5 filhos, sendo que “o sustento está complicado porque dependia essencialmente do Sr. Xavier”, destaca.

A entidade patronal da vítima ressarciu a família dos dias laborados até ao dia da tragédia, não tendo esta recebido quaisquer outros honorários inerentes ao falecido, ou outro apoio até à data.

António Bastos adianta que a Junta de Freguesia se ofereceu para lhe pagar os honorários iniciais do processo, contudo, afirma que não os cobrará nem à Junta de Freguesia de Pardais nem à família. Os valores a serem “eventualmente” cobrados serão simbólicos e decorrerão de despesas inerentes ao processo.

No âmbito do inquérito a decorrer levado a cabo Ministério Público, para apurar as circunstâncias em que o deslizamento de terras ocorreu, a autarquia de Borba entregou recentemente à Polícia Judiciária a documentação solicitada, disse o presidente do município António Anselmo, a esta estação emissora.

Populares