12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Aeródromo de Ponte de Sor é fulcral no combate a incêndios com permanência de cinco meios aéreos

O Aeródromo Municipal de Ponte de Sor é um centro fulcral na prevenção e atuação de combate a incêndios.

Esta é a época crítica de incêndios florestais e os meios aéreos são muitas vezes determinantes para um combate mais eficaz e célere aos incêndios que vão deflagrando na região. Estes meios são uma preciosa ajuda para os meios operacionais no terreno, tendo em conta as dificuldades de acesso que muitas vezes se verificam.

O Aeródromo alentejano desempenha este papel de relevância fruto de se encontrar sediada na infraestrutura municipal a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Atualmente, e de acordo com a informação do Município, nesta infraestrutura alentejana, encontram-se estacionados cinco meios aéreos, prontos a atuar:

Um helicóptero de reconhecimento, avaliação e coordenação, utilizado sempre que estejam a operar quatro oi mais aeronaves de combate a incêndios no mesmo teatro de operações;

duas AVRAC/OSCAR , aeronaves utilizadas em ações de reconhecimento e avaliação de incêndios rurais, dotadas de equipamentos que permitem o registo de imagens e transmissão dos dados.

Estas aeronaves podem também ser utilizadas em missões de coordenação aérea.

duas AVBM/Fireboss, aeronaves utilizadas em missões de combate a incêndios rurais com recurso a descargas de agentes extintores com uma capacidade entre 3.000 e 5.000 litros.

Esta aeronaves podem ser usadas em incêndios de grandes dimensões ATA (ataque ampliado) mas também podem ser usados em ATI (Ataque inicial) por proximidade da sua área de influência.

Populares