Um avião P-3C CUP+ da Força Aérea aterrou no Canadá para iniciar a modernização dos sistemas de missão.
De acordo com a informação avançada pela Força Aérea Portuguesa, a modificação da primeira aeronave arrancou esta segunda-feira, sendo um passo fundamental para manter operacional a capacidade de patrulhamento marítimo da Força Aérea em contexto nacional, União Europeia e NATO.
O processo de modificação que está a decorrer envolve a substituição dos rádios “LINK16”, do transponder – dispositivo de comunicação eletrónico – e a instalação de um novo sistema de missão, com capacidade de evolução.
A aeronave deverá regressar a Portugal até ao final do primeiro trimestre de 2024, para posteriormente cumprir na Base Aérea Nº 11 (BA11) a última fase dos trabalhos de modificação e realizar os testes finais de aceitação.
A FA portuguesa adianta ainda que para a modernização da totalidade da frota nacional de P-3C CUP+ ao serviço da Esquadra 601 – “Lobos”, a Força Aérea estabeleceu um contrato com a General Mission Systems Canada, por intermédio da Canadian Commercial Corporation, que deverá ocorrer até 2025.
Fonte/Foto: Força Aérea