Está a ser estudada uma nova possível localização para a instalação do novo Aeroporto de Lisboa e entre as opções encontramos: Monte Real, Santarém, Alverca, Portela, Montijo, Alcochete e Beja.
Uma comissão técnica independente está a estudar estas opções a pedido do gorverno, e este estudo conta com a opinião dos cidadãos. Através de uma plataforma online – AeroParticipa – pode explorar as diferentes sete localizações, analisar um resumo de acessos de ferrovia e rodovia, a capacidade aeroportuária de cada um, assim como, perceber como é que a população da região será afetada pelo ruído.
No site é possível também perceber quais as localizações sugeridas pela governo e as combinações de aeroportos principais e secundários, e ainda, sugerir à comissão que comanda o estudo opções para eventual análise. Através dos mapas interativos é possível adquirir informação relativa à composição do aeroporto, o seu funcionamento e auxilia como instrumento de apoio à decisão estratégica do mesmo.
No final do mês de abril serão apresentadas nove localizações finais possíveis. A comissão técnica independente é liderada por Maria do Rosário Partidário, professora catedrática do IST-UL em Planeamento, Urbanismo e Ambiente no Departamento de Engenharia Civil, especialista em Avaliação Ambiental Estratégica (AAE). A Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) tem o propósito de avaliar as condições políticas e socioeconómicas do desenvolvimento deste tipo de projetos relacionando preocupações ambientais.
Fonte: Lidador