Aeroporto de Beja com mais passageiros! Em apenas dois anos aumentou mais de 220%
O Aeroporto de Beja continua a registar um crescimento de passageiros, sendo a infraestrutura escolhida especialmente por figuras internacionais, amplamente reconhecidas em várias áreas, para entrarem em Portugal.
Se para muitos esta infraestrutura poderia significar uma alternativa ao aeroporto de Lisboa, hipótese excluída pela Comissão Técnica Independente responsável pelo Dossier, para outros esta não era a solução mais indicada havendo ainda quem defenda a sua utilização como completariedade ao aeroporto de Lisboa até que o novo esteja concluído.
Certo é que, de acordo com o relatório emitido pela Autoridade Nacional de Aviação Civil- Monitorização mensal do tráfego aéreo nas Infraestruturas aeroportuárias nacionais, com dados referentes ao mês de abril de 2024, o Aeroporto de Beja manifesta um aumento substancial no que diz respeito a passageiros.
Face ao mês de março de 2024, verificou-se um crescimento de 189,55% com abril a registar 55 passageiros nesta infraestrutura alentejana.
Se analisarmos os dados comparando com Abril de 2022, ou seja num espaço temporal de 2 anos, é percetível um crescimento muito significativo uma vez que este Aeroporto registou um aumento de 223,5% no número de passageiros.
No que diz respeito a Movimentos (por aeroporto), ou seja, aterragens e descolagens nos movimentos Origem-Destino, o Aeroporto de Beja, em abril , registou-se um crescimento em todos os horizontes temporais. relativamente aos dados de março verificou-se um crescimento de 160%. se comparado com abril de 2023 o crescimento é menor mas ainda assim acima dos 36% . Já comparativamente com abril de 2022 constata-se um crescimento de 225%.
Recorde-se que , o Aeroporto de Beja, detentor da maior pista de Portugal, começou a operar a 13 de abril de 2011, altura em que se realizou o voo inaugural, promovido pelo município de Ferreira do Alentejo.