O Aeroporto de Beja continua a estar no centro das atenções. Se para muitos esta infraestrutura poderia significar uma alternativa ao aeroporto de Lisboa, hipótese excluída pela Comissão Técnica Independente responsável pelo Dossier, para outros esta não era a solução mais indicada.
Certo é que, de acordo com o relatório emitido pela Autoridade Nacional de Aviação Civil- Monitorização mensal do tráfego aéreo nas Infraestruturas aeroportuárias nacionais, com dados referentes ao mês de março de 2024, o Aeroporto de Beja manifesta um aumento substancial no que diz respeito a passageiros, face ao mês de fevereiro.
De acordo com os dados revelados pela ANAC, de fevereiro para março, o Aeroporto verificou um crescimento de 280%.Se em fevereiro tinha registado apenas 5 passageiros, em março aumentou para 19.
Apesar dos dados positivos em relação a fevereiro e março, se analisarmos o número de passageiros em janeiro (29), verifica-se que nos últimos dois meses do primeiro trimestre do ano se verificou uma descida.
Se os dados de março forem analisados com o período homólgo de 2023, o Aeroporto de Beja regista um decréscimo de 9,5% no número de passageiros.
No total do primeiro trimestre, o Aeroporto de Beja registou um total de 53 passageiros(29 em Janeiro, 5 em fevereiro e 19 em março). Apesar de ser o Aeroporto que aprece no último lugar do ranking divulgado pela ANAC, este continua a ser o Aeroporto escolhido por muitas celebridades para aterrarem em Portugal.
O caso mais recente é Taylor Swift , a rainha da música POP que aterrou esta sexta-feira no Aeroporto Alentejano, encontrando-se em Portugal para dois concertos.
Recorde-se que , o Aeroporto de Beja, detentor da maior pista de Portugal, começou a operar a 13 de abril de 2011, altura em que se realizou o voo inaugural, promovido pelo município de Ferreira do Alentejo.