O Aeroporto de Beja continua a estar na ordem do dia.
Se por um lado muitos consideram que o Aeroporto Alentejano poderia ser uma alternativa ao Aeroporto de Lisboa, outros há que consideram não existir condições para tal.
Ainda assim, a infraestruturas localizada no Alentejo continua a ser apontada como necessária para ajudar a resolver os problemas existentes nos Aeroportos de Lisboa e Faro.
Esta é aliás a posição de Manuel Tião, Doutorado em Economia dos Transportes, Professor Universitário no Algarve. No entender deste especialista, o Aeroporto de Beja vai ser “necessário para complementar Lisboa e Faro”.
O Doutorado não acredita que o problema do aeroporto seja resolvido “nas próximas duas décadas” e por isso, em declarações à Renascença reafirmou que vai ser necessário “recorrer ao Aeroporto de Beja” quando os de Lisboa e Faro não conseguirem dar mais resposta.
No que diz respeito ao relatório preliminar apresentado pela Comissão Técnica Independente , relativamente às possíveis localizações para o novo aeroporto assim como à possibilidade de poder vir a existir um hub internacional, o especialista vê com bons olhos a questão do hub, ainda que considera “ser um pouco tarde .”
No que diz respeito à possível localização, o especialista em Economia de Transportes considera que tanto Alcochete como Vendas Novas têm condições, ainda que na sua opinião Alcochete apresente condições excecionais pelas suas possibilidades em termos de expansão, mas não quis detalhar mais esta questão referindo não ter conhecimentos técnicos na área da aeronáutica que lhe permitam uma tomada de posição mais aprofundada.