A Agência Portuguesa do Ambiente alerta para fraca qualidade do ar devido a nuvens de poeira.
“Está a ocorrer uma intrusão de uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África originado uma situação de fraca qualidade do ar com elevados níveis de partículas inaláveis (PM10).
A ocorrência tem efeitos desde o início da manhã na região do Norte, prevendo-se que se estenda às regiões do Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo durante o dia de hoje, com um agravamento para amanhã, dia 16 de março, a todo o território continental. Esta ocorrência deverá diminuir de intensidade a partir de 5ª feira.
Este é um fenómeno que ocorre quando a massa de ar contendo elevadas concentrações de poeiras é transportada a grandes distâncias de regiões áridas e semiáridas, podendo atingir altitudes mais baixas, chegando ao nível do solo, como é o caso situação que está já a ocorrer na região Norte interior do país no dia de hoje.
Este poluente tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações, devendo ser seguidas as recomendações específicas da Direção-Geral de Saúde.
A APA continua a acompanhar esta situação, divulgando ao público toda a informação da qualidade do ar e os valores medidos nas estações de monitorização, que podem ser consultados aqui ou através da App QualAr.”
Fonte: APA