No âmbito do projeto “Atratividade Urbana” do Corredor Azul, foi apresentada, na Biblioteca Municipal DR. Elsa Grilo em Elvas, pelas 11h do dia 4 de outubro, a “Agenda Estratégica para a Atração de Residentes” pela Improveconsult.
A Rede Urbana do Corredor Azul é formada pelos municípios de Arraiolos, Borba, Elvas, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Vendas Novas, Vila Viçosa, Santiago do Cacém e Sines.
João Fermison explicou o resultado de um trabalho em rede, de 10 concelhos, que assenta numa ideia chave, “ser pertinente a atração de residentes no território do Corredor Azul, sem a dissociar da imagem Alentejo, e sem perder de vista a retenção da população existente, porque quem não conseguir manter, não vai conseguir atrair novos residentes”.
O responsável falou ainda na importância que o plano estratégico e as propostas apresentadas serão uma ferramenta para os autarcas, que vão iniciar as suas funções a liderar os diferentes municípios.
{play}http://radiocampanario.com/sons/Agenda_residentes.MP3{/play}
Desta sessão de apresentação sai um documento importante para os novos autarcas com um problema patente, a faixa etária entre os 20-29 anos, idade ativa praticamente desapareceu do Alentejo.