“Indisciplina Zero” é um programa que o Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa está a colocar em prática, envolvendo toda a comunidade educativa.
Como o próprio nome indica, este modelo é direcionado à indisciplina dos alunos nas salas de aula, nos diferentes espaços da escola e também nas atividades.
O Diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa, Rui Sá, explicou à Rádio Campanário, o porquê, como e que regras contem este modelo de “correção de comportamentos menos adequados”, que frisa esta situação advem “do número de participação disciplinares ser elevado e prejudicar a melhoria dos resultados que se pretendem atingir, é preciso aliar o bom comportamento dos alunos ao empenho da comunidade educativa para que os jovens que querem aprender o façam, permitir aos docentes a decorrer normal das suas planificações”.
“Há regras de convivência em sociedade e formação cívica que não são adequadas”, diz Rui Sá afirmando que “este programa é baseado no estatuto do aluno e que reúne todos os agentes da comunidade educativa, com o objetivo de “corrigirmos as situações que se têm vindo a verificar”.
O Diretor do Agrupamento salienta ainda que “ficou um pouco defraudado com a participação dos pais” e explica as regras a aplicar “advertências, ordem de saída da sala de aula, procedimento disciplinar e transferência e exclusão da escola em último grau, acompanhadas de medidas corretivas para a integração do aluno, ou ainda ficar impedido de frequentar alguns espaços ou atividades da escola”.
Em suma, Rui Sá diz que “Indisciplina Zero é um estabelecimento das regras em que todos os intervenientes no processo têm que procede da mesma forma, cabe aos alunos não infringir os comportamentos, cabe aos professores fazer com que eles se comportem todos da mesma forma e cabe aos pais alertá-los para as regras que estão instituídas, todos com o objetivo de fazê-los melhores cidadãos”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/sa_indisciplina_17jan14.MP3{/play}