12.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Água não vai faltar aos agricultores, mas poderá vir a faltar mão de obra” diz Presidente do Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio (c/som)

Em entrevista à RC, Gonçalo Morais Tristão, Presidente do Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio (COTR), fala sobre a subida de nível da água na barragem de Lucefécit, exaltando que “nestes tempos difíceis, de vez em quando há boas notícias”.

A barragem de Lucefécit, no concelho do Alandroal, devido à chuva das últimas semanas encheu e, neste momento, “tem praticamente atingido o nível pleno de armazenamento”.

Esta é uma boa notícia para os agricultores, pois segundo Gonçalo Morais Tristão “vamos ter uma campanha de rega garantida e a correr normalmente”.

O Presidente da COTR explica que devido à pandemia COVID-19 alguns setores têm sofrido “prejuízos grandes” como é o caso dos produtores de leite de cabra e ovelha, mas “sobretudo de cabra, porque as queijarias deixaram de comprar pois deixaram de vender queijos aos hotéis ou supermercados”. Fala também do setor das flores, que “sofreu um grande rombo”.

Relativamente ao “panorama em geral”, afirma que desde que “os agricultores cumpram as regras de segurança, a agricultura tem-se feito normalmente”.

No entanto, vê um futuro um pouco mais negativo para este setor devido à “falta de mão de obra quando for necessária, sobretudo nas culturas onde é essencial”.

Populares