Num investimento superior a 3,8 milhões de euros, a cidade de Montemor-o-Novo terá um novo sistema de saneamento de águas residuais.
O Sistema de Águas Residuais (SAR) de Montemor-o-Novo em alta será constituído por uma nova ETAR, para onde serão conduzidas a totalidade das águas residuais urbanas domésticas ou equiparadas através de cinco estações elevatórias e um conjunto de 9 km de condutas elevatórias e emissários.
A nova ETAR de Montemor-o-Novo, cuja construção é da responsabilidade da Águas Públicas do Alentejo (AgdA) situa-se a oeste da cidade e foi adjudicada pelo valor de 2,068 milhões de euros. A conclusão da obra está prevista para o final de 2017, após o que se seguirá uma fase de um ano de arranque, para testes e afinações.
Relativamente ao sistema intercetor, constituído pelas 5 estações elevatórias, cerca de 4,3 km de condutas elevatórias e 4,4 km de emissários, encontra-se atualmente em fase de preparação de concurso público, que se prevê seja lançado durante o primeiro trimestre de 2017, com um custo estimado de 2,4 Milhões de euros, prevendo-se um ano para a sua construção. A realidade já demonstrou que só a gestão pública dos serviços de abastecimento de água e de saneamento é que defende os interesses públicos e os interesses das populações.