Tal como a Rádio Campanário noticiou, a Comissão Europeia (CE) aprovou o pacote de apoios excecionais à produção agrícola no valor global de 180 milhões de euros.
De acordo com a informação avançada na página oficial do Governo, estes apoios, aprovados no âmbito do «Pacto para a Estabilização e Redução de Preços dos Bens Alimentares» e que advêm exclusivamente do Orçamento do Estado, integram 140 milhões de euros para a compensação pelo aumento dos fatores de produção, um novo apoio para o gasóleo colorido e marcado superior a 32 milhões de euros (0,147 cêntimos por litro) e 7 milhões de euros para as despesas com custos com a energia («eletricidade verde»).
À margem da sessão comemorativa dos 100 anos da Nestlé Portugal, a Ministra da Agricultura, maria do Céu Antunes adiantou que esta ajuda deverá começar a chegar aos Agricultores nos próximos dias.
A Governante deu ainda conta que apesar de a verba sair exclusivamente do Orçamento de Estado, foi necessário pedir a aprovação da Comissão Europeia para evitar constrangimento do ponto de vista do mercado interno.
Fonte: Dinheiro Vivo