Na passada terça-feira, dia 30 de novembro, foi apresentado o projeto da Central Solar de Santas, em Monforte, da empresa Akuo Energy. Tendo contado com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e o Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba.
À margem do evento, a Rádio Campanário falou com o representante da empresa em Portugal, João Maria de Macedo Santos, que nos explicou que além desta central, “a médio logo prazo, nós temos três projetos, do leilão de 2019, que estão no Alentejo”.
Sendo um deles “em Monforte e os outros no Gavião”. O Alentejo, acrescenta, “a médio longo-prazo é uma das regiões que tem mais potencial a nível solar, não só pela radiação, mas também pelo espaço que tem, que se pode aproveitar”.
Deste modo “iremos continuar a tentar crescer e o Alentejo ficará uma das regiões muito importantes para nós”.
João Macedo adiantou também que “os dois projetos estão estruturados e financiados em conjunto com este, ou seja, também estão avançados”. Já “a nível de licenciamento demorou um bocadinho mais de tempo, estão seis meses atrás deste, mas irão arrancar daqui mais ou menos a seis meses”.