Para assinalar o Mês do Idoso, a Câmara Municipal de Alandroal preparou um conjunto de atividades a pensar nesta faixa etária, onde se incluiu o visionamento do documentário “Que a memória não se apague” e visitas ao Museu de Olivença.
A iniciativa culminou com um almoço convívio no dia 29 de outubro no Salão dos Bombeiros Voluntários de Alandroal que contou com animação Musical a cargo da Tuna da Escola Popular (TUEPA) e dos Grupos de Concertinas da Escola de Instrumentos Tradicionais de Hortinhas
A Rádio Campanário registou o momento e falou com a presidente da autarquia alandroalense Mariana Chilra, promotora do evento.
A autarca faz um balanço positivo do Mês do Idoso onde se fizeram “algumas viagens”, iniciativas nas várias localidades do concelho para que os mais velhos não tivessem que “sair das suas casas e do seu espaço, e hoje é o dia do nosso almoço que já é tradicional e que costuma ser bastante participado. É um dia de festa para os idosos, para lembrarmos que apesar da idade, continuam, e devem estar integrados na nossa sociedade, e têm direito a divertirem-se e a uma vida melhor e sobretudo a conviverem uns com os outros e com os elementos todos da sociedade”.
Mariana Chilra salienta que o almoço tem a particularidade de ser organizado, não só pela autarquia, “mas tem a parceria de instituições do concelho ligadas a esta fase da idade (…) é um conjunto de vontades para tornar possível este almoço. Cada uma confecionou os pratos, deu aquilo que pode, e o resultado é um almoço em grande para os mais velhos”.
Questionada, a presidente da Câmara de Alandroal expressa que existem apoios por parte do município para os idosos, nomeadamente, o Cartão do Idoso, o pagamento da tarifa da água a um preço mais baixo e entradas livres em espetáculos da câmara, para além desta “vertente que e muito saudável e é de continuar a fazer”.