Conforme a Rádio Campanário noticiou esta terça-feira (2 de agosto), na vila de Alandroal a água tem nos últimos dias chegado às torneiras dos alandroalenses turva, uma situação que levou o Município a receber algumas queixas.
Contactada a Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, Mariana Chilra, este afirmou desconhecer a situação afirmando mesmo que ““aquilo que sabemos é por aquilo que se está a ver”.
Na sequência da notícia avançada pela Rádio Campanário, a empresa Águas de Lisboa e Vale do Tejo, através de um comunicado emitido pela Câmara Municipal esclarece que “o aumento súbito do parâmetro turvação, ocorrido na madrugada de dia 1 de agosto, na nova captação da LVT em Alandroal, denominada Poço das Morenas, recentemente reabilitada, levou a que durante o dia 1 de agosto, sensivelmente entre as 7:00 e as 16:00, existisse alguma dificuldade no normal abastecimento do sistema, devido à necessidade de proceder a alterações no sistema de tratamento por forma a responder a esta situação.”
A empresa concessionária acrescenta ainda que “Adicionalmente, houve necessidade de proceder ao reforço deste sistema via Sistema da Vigia, garantindo-se assim o normal abastecimento aos reservatórios do Município de Alandroal. A AdLVT informou que está a desenvolver esforços para rapidamente regularizar a situação do abastecimento de água no Concelho, e “lamentando o sucedido, que não era possível prever”. A adLVT garante que está assegurada a qualidade da água apesar da turvação que apresenta.”
Foto: D.R.