O município de Alandroal, no presente ano letivo (2023/24), vai atribuir um recorde de 62 bolsas de estudo a jovens do concelho que frequentam o ensino superior. Este número histórico de bolsas inclui 45 renovações e 17 novas bolsas, num total de 68 candidaturas. O investimento da autarquia para apoiar estes estudantes é de 43.710 euros, correspondendo a uma média de 705 euros por aluno.
O regulamento municipal de atribuição de bolsas de estudo no Alandroal não estabelece limite de estritos para as bolsas e permite a acumulação. Os critérios de exclusão são principalmente baseados na condição socioeconómica dos candidatos, no desempenho académico insatisfatório e em eventuais irregularidades no processo de candidatura, como a não observância dos prazos estabelecidos.
O município de Alandroal manifesta a sua satisfação por poder apoiar um número crescente de jovens do concelho do Alandroal na educação superior. O presidente da autarquia, João Grilo, sublinha que “trabalhamos todos os dias para que muitos destes jovens tenham oportunidades de emprego e considerem a possibilidade de se estabelecerem e contribuírem para o desenvolvimento do concelho”.
Este investimento em educação superior reforça o compromisso da autarquia de Alandroal com a formação dos jovens e com o desenvolvimento sustentável da região, ao criar oportunidades para que estes estudantes possam alcançar um futuro brilhante e, eventualmente, contribuir para o progresso da sua comunidade.