O concelho de Alandroal vai passar a disponibilizar o serviço de cantina social, já a partir da próxima segunda-feira (4 junho), no âmbito de um protocolo estabelecido entre a Segurança Social e o Lar Cantinho Amigo, de Santiago Maior, no âmbito do programa de Emergência Alimentar.
O protocolo estabelecido com a Segurança Social prevê que seja servido um máximo de 65 refeições diárias, com o custo simbólico de 1€, e que poderão ser consumidas no Lar Cantinho Amigo ou levadas para casa.
“Devido às características geográficas e demográficas do concelho de Alandroal, a Segurança Social entendeu que o Lar Cantinho Amigo seria a instituição com as melhores condições para arrancar com o projeto, uma vez que está localizado na freguesia com o maior aglomerado populacional”, explica o município.
Numa primeira fase, que terá a duração de três meses, a cantina social, que se destina essencialmente aos idosos e a famílias com baixos rendimentos ou afetadas pelo desemprego, estará disponível apenas na freguesia de Santiago Maior. No entanto, numa segunda fase, e com o apoio da Câmara Municipal de Alandroal, toda a população do concelho poderá beneficiar deste serviço.
Os interessados em candidatar-se a este apoio devem entrar em contacto com o Gabinete de Acão Social da Câmara de Alandroal, Lar Cantinho Amigo, Santa Casa da Misericórdia de Alandroal, Centro Social e Paroquial de Alandroal, Associação para Proteção dos Idosos de Terena (APIT) e Agrupamento Vertical de Escolas, que fará a sinalização e encaminhamento das crianças que possam precisar deste apoio.