20.4 C
Vila Viçosa
Domingo, Novembro 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alandroal: Governo autoriza abate de centenas de azinheiras para construção de barragem em herdade

Na Herdade da Rendeira, (Santiago Maior, Alandroal), será procedido ao abate de mais de 400 árvores, para a construção de uma barragem para rega.

A Herdade da Rendeira, Agropecuária, solicitou autorização para proceder ao abate de 317 azinheiras adultas, 105 azinheiras jovens e 2 sobreiros adultos, em cerca de 9 hectares de povoamento, para a construção de uma barragem que, através de despacho, o Governo declarou como de relevante e sustentável interesse para a economia local. Este baseia-se no facto de o aumento da disponibilidade de água vir a permitir a diversificação da atividade da exploração, elevar a sua rentabilidade, criar postos de trabalho permanentes e/ou sazonais com efeitos na economia local e nas condições sociais em região desfavorecida e despovoada do Alentejo interior.

O empreendimento foi sujeito a procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) e foi emitida Declaração de Impacte Ambiental (DIA) favorável condicionada à aprovação e implementação do projeto de execução das medidas compensatórias, podendo somente iniciar-se após o licenciamento da barragem e a emissão de título de utilização dos recursos hídricos pela APA, I. P., com cumprimento de todas as suas condicionantes bem como das impostas pela DIA.

As propostas de medidas compensatórias apresentadas pela Herdade da Rendeira, Agropecuária, preveem a beneficiação, com adensamento e aproveitamento da regeneração natural, de cerca de 27,72 hectares de povoamento de azinheira da mesma propriedade, área com aptidão edafoclimática (clima e solo) para sobreiros e azinheiras selecionada na zona indicada nas medidas de compensação da DIA e que ultrapassa os mínimos legais exigíveis.

 

Populares