Decorrem a bom ritmo as obras de requalificação do Castelo de Alandroal. Os trabalhos de prospeção arqueológica marcaram as primeiras fases da obra, com a descoberta de alguns achados arqueológicos, nomeadamente lápides em mármore dos séculos XIV ou XV, como refere o presidente da autarquia, João Grilo.
{saudioplayer}http://www.radiocampanario.com/sons/Grilo%20Achados%20Castelo.MP3{/saudioplayer}
Para além do obrigatório acompanhamento arqueológico a cargo da autarquia, a obra está também a ser seguida pelos técnicos da Direção Regional de Cultura/IGESPAR.
Todos os achados mais relevantes, assim como o registo fotográfico e em vídeo desta fase da obra serão, em fase posterior, reunidos num Centro Interpretativo do Castelo do Alandroal, um pequeno núcleo museológico dedicado à história deste imóvel classificado como monumento nacional.
A intervenção agora em curso corresponde à primeira fase de um plano da autarquia para a total recuperação e dinamização cultural, social e turística do castelo do Alandroal que passa, nas fases seguintes, pela revitalização do restante espaço público (ainda propriedade privada), recuperação do “caminho de ronda”, acesso à torre de menagem e instalação do centro interpretativo.