A requalificação das muralhas da antiga Fortaleza de Juromenha, no concelho de Alandroal , vai arrancar ainda este mês de setembro.
A informação foi confirmada por João Grilo, presidente da Câmara Municipal de Alandroal, à agência lusa.
A previsão para conclusão da obra é de dois anos.
O presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, indicou que já “estão a decorrer trabalhos preparatórios” e que, “a seguir, será montado o estaleiro”, antes de se iniciar a empreitada.
Esta intervenção é apoiada pelo programa operacional regional Alentejo 2020 e envolve um investimento de 4.663.809,27 euros, com uma comparticipação de cerca de 300 mil euros por parte da autarquia de Alandroal.
O o auto de consignação da empreitada de consolidação e restauro dos parâmetros do perímetro abaluartado exterior e cerca islâmica e medieval interior da Fortaleza de Juromenha foi assinado no passado dia 01 de setembro.
João Grilo precisou ainda à mesma fonte que o financiamento é constituído por 3,5 milhões de euros do Alentejo 2020, aos quais se juntam 900 mil de um empréstimo junto do Banco Europeu de Investimento (BEI) e 600 mil de fundos próprios da autarquia.
O autarca mostrou-se ainda optimista em relação a uma possível concessão deste imóvel a privados, no âmbito do programa Revive, para o desenvolvimento de um projecto ligado à hotelaria.
Fonte: Público