20.4 C
Vila Viçosa
Domingo, Novembro 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alandroal, Redondo e Portel são desde esta terça-feira Postos de Emergência Médica do INEM (c/som)

Foram atribuídos esta terça-feira, 28 de julho, em Lisboa, no Padrão dos Descobrimentos, as novas viaturas de substituição e Postos de Emergência Médica (PEM), às Associações e Corpos de Bombeiros.

No distrito de Évora, Redondo recebeu uma viatura nova, em Portel e Alandroal, houve substituição de viaturas, mas também a instalação de Postos de Emergência Médica (PEM).

Em declarações à Rádio Campanário, o presidente da Federação Distrital de Bombeiros de Évora, Inácio Esperança, referiu que “há um acordo entre a Liga dos Bombeiros e o INEM para introduzir Postos PEM em todos os distritos do país”

Inácio Esperança salientou que no início de 2011, 45 concelhos não tinham Posto de Emergência Médica, “no distrito de Évora havia 7 concelhos sem Posto PEM, neste momento ficam a faltar Viana do Alentejo e Mourão”.

No entanto o presidente da Federação Distrital de Bombeiros de Évora espera que ainda este ano ou no início de 2016, estes dois concelhos sejam contemplados “para que possa haver uma cobertura de 100% no distrito”.

As viaturas irão permitir “uma maior rapidez na passagem de dados e maior eficiência, visto que, com as ambulâncias vem também algum equipamento, é mais um recurso”, realçou.

O dirigente associativo assinalou ainda que a Liga dos Bombeiros Portugueses assumiu que “enquanto houver um concelho no país que não tenha um Posto de Emergência Médica, não haverá mais PEM para os grandes centros populacionais”.

Depois de entregues nesta terça-feira, mais 34 viaturas às corporações de bombeiros de todo o país, “ficam a faltar apenas 15”, que Inácio Esperança espera “que até ao fim deste ano ou no início do próximo, todo o país esteja coberto com Postos de Emergência Médica”.

 

 

Populares