O município de Alandroal promoveu a primeira reunião do Conselho da sua Estação Náutica, que se encontra na fase final do processo de certificação.
O encontro decorreu no Restaurante Raya, da Praia Fluvial das Azenhas D´El Rei, infraestrutura que dá corpo ao primeiro polo da estação daquele concelho.
A sessão teve como objetivos a assinatura do protocolo de colaboração com todos os parceiros que foram envolvidos desde a fase de candidatura e a apresentação e discussão do plano de atividades para o próximo ano. O município pretende agora alargar a rede de parceiros locais.
O município está a fazer uma grande aposta na valorização do seu potencial náutico associado, em especial, a Alqueva e depois do investimento de um milhão de euros realizado no polo de Montejuntos, projeta agora novos investimentos nos futuros polos de Juromenha e Rosário (Águas Frias).
“Estamos muito satisfeito com o retorno que estamos a receber desta aposta, quer em aumento do número de visitantes, quer na fixação de residência de novos habitantes, assim como todas as dinâmicas locais que daqui resultam. Sem dúvida que é um dos caminhos a seguir para o desenvolvimento sustentado do concelho”, referiu o presidente da autarquia, João Grilo.
A Rede de Estações Náuticas de Portugal é coordenada pela Fórum Oceano e visa a criação e certificação de redes locais de ofertas turísticas náuticas de qualidade, organizadas a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes num território, que inclui a oferta de alojamento, restauração, atividades náuticas e outras atividades e serviços relevantes para atração de turistas e outros utilizadores, acrescentando valor e criando experiências diversificadas e integradas.