O Castelo de Alandroal recebeu na passada quinta-feira, dia 13 de Julho, o concerto final do Estágio da Banda Juvenil do Alentejo Central, composta por músicos das Bandas de Alandroal, Redondo e Borba.
Em declarações á Rádio Campanário, Hélio Tique, da banda do Centro Cultural de Alandroal, começou por referir que a ideia surge “de uma iniciativa, no ano passado, da banda de Borba e de Redondo”, em que fizeram o 1º estágio da Banda Juvenil do Alentejo Central.
A banda do Centro Cultural de Alandroal foi convidada para a edição deste ano, com refere Hélio Tique, relembrando que o concerto na vila de Alandroal “é o primeiro de três”, em que nesta sexta-feira (14 de Julho) atuarão em Borba e dia 3 de Agosto nas Ruas Floridas de Redondo.
A banda é composta por cerca de 70 músicos, em que a banda de Alandroal é “a anfitriã do primeiro espetáculo”, referindo a ligação ao Festival Terras do Endovélico, em que “era a única data que havia disponível para fazer a apresentação”.
Em Torno do estágio, Hélio Tique diz que foram “muito bem recebidos”, mencionando que “correu muito bem” toda a envolvência do programa de estágio.
A RC falou também com Mariana Chilra, presidente da Câmara Municipal de Alandroal, que classifica o grupo musical como “uma mega banda”, “uma animação” composta por “jovens músicos com talento”, e acrescenta “ser um momento grande”.
Integrado no Festival Terras de Endovélico, Mariana Chilra refere ser para “valorização do nosso Património Cultural”, em que a música e as bandas filarmónicas fazem para “se valoriza e promover a nossa música, e de se valorizar o trabalho das nossas bandas”.
{gallery}alandroal_final-estagio_banda17{/gallery}