O Município de Alcácer do Sal aprovou em reunião de Câmara a alteração ao Plano Diretor Municipal (PDM), que permitirá ao Município aumentar a oferta turística dentro do concelho.
Segundo a autarquia do litoral alentejano a proposta foi aprovada por maioria com três votos contra, na passada quinta-feira, 23 de maio 2019.
Esta alteração permite a introdução de um ponto no regulamento do PDM de Alcácer do Sal que viabiliza que, ao ser ultrapassada a intensidade turística máxima no concelho, seja admitido o licenciamento de estabelecimentos hoteleiros em solo urbano na sede de concelho e nos aglomerados urbanos de Torrão, Comporta, Carrasqueira, Santa Catarina, Rio de Moinhos, Palma, Arêz, Foros de Albergaria, Vale de Guizo, São Romão e Santa Susana, de empreendimentos de Turismo Espaço Rural – TER e de turismo de habitação, sem prejuízo do cumprimento dos limiares globais das sub-regiões previstos no Plano Regional de Ordenamento do Território do Alentejo – PROTA.
Nos anteriores termos, o PDM definia que a oferta de alojamento turístico perspetivado para o concelho de Alcácer do Sal se encontrava próxima do liminar definido em sede de PDM, de 18747 camas.