A Câmara Municipal de Alcácer do Sal, em conjunto com a Direção Regional de Cultura do Alentejo – DRCALEN, vai avançar com a recuperação das muralhas do Castelo de Alcácer.
Foi hoje aprovado, em reunião de Câmara, o projeto de conservação das muralhas e o protocolo de colaboração entre as duas entidades.
A Câmara de Alcácer do Sal considera este projeto como “imperativo”, dados os problemas estruturais apresentados pelas muralhas do Castelo de Alcácer do Sal, que carecem de uma intervenção urgente de consolidação.
A DRCALEN, entidade da tutela com competência na área do património, desenvolveu um projeto para recuperação das muralhas, tendo-o apresentado à Câmara Municipal.
No âmbito das suas atribuições na área do património, o Município de Alcácer do Sal encontra-se empenhado em coadjuvar no processo de conservação do referido monumento nacional, dada a relevância do mesmo no contexto histórico-cultural do concelho.
Com a aprovação deste protocolo entre a Câmara Municipal de Alcácer do Sal e a DRCALEN, seguir-se-á a apresentação de uma candidatura por parte do Município de Alcácer, no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral – CIMAL, a financiamento europeu destinado à execução do projeto.