O Comando Territorial de Setúbal, através do Destacamento de Trânsito de Setúbal, ontem, dia 31 de agosto, identificou um homem de 58 anos, por falsificação de notação técnica, no concelho do Alcácer do Sal.
De acordo com a informação avançada pela GNR na sua página oficial, no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária, os militares da Guarda intercetaram um veículo pesado de mercadorias a circular na via pública com indícios de manipulação e viciação do valor das emissões de óxido de azoto que o seu veículo emitia. No decorrer da fiscalização, foi possível apurar que o veículo circulava deliberadamente com o sistema de uso de AdBlue do veículo desligado, aumentando desta forma as emissões prejudiciais de óxido de azoto e adulterando os dados de controlo a que o mesmo se destina a registar, bem como as quantidades de gases poluentes emitidas.
No decorrer da ação foi identificado o proprietário do veículo, tendo sido apreendido o sistema de manipulação utilizado.
A Guarda Nacional Republicana informa que, para além da gravidade criminal e contraordenacional destes ilícitos, o uso de AdBlue no Sistema SCR (Selective Catalytic Reduction) tem como objetivo reduzir significativamente as emissões de óxido de azoto prejudiciais ao ambiente e dessa forma cumprir com os rigorosos limites de emissões de gases estabelecidos pelas normas europeias (Euro 6) e americanas, para os veículos automóveis.