A Câmara Municipal de Alcácer do Sal vai investir 544.044 euros no projecto de execução de acesso ao Cais Palafítico da Carrasqueira, que compreende a melhoria dos acessos àquele ponto de interesse do concelho, quer ao nível das condições para o desenvolvimento da actividade piscatória própria do local, quer pela dotação de novas valências, mais ligadas à conservação da natureza e usufruto do património cultural e paisagístico.
Deste modo, a autarquia pretende valorizar o Cais que “à data apresenta um mau estado de conservação deficiente, e preservando o conceito de valor e autenticidade relevante da cultura local”.
A proposta foi aprovada em Reunião de Câmara realizada a 24 de Abril de 2024.
O desenvolvimento do projecto, que “resulta das premissas impostas pelo programa preliminar, surge na sequência de uma solicitação do executivo camarário, que pretende que os acessos ao Cais sejam melhorados. O projecto foi submetido a parecer de diversas entidades externas, considerando as servidões e restrições de utilidade pública existentes, tendo, em sede de conferência decisória, sido emitida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) uma decisão global favorável condicionada, ao abrigo do artigo 13.°-A do Regime Jurídico da Urbanização e Edificação”, explica fonte institucional do Município de Alcácer do Sal.
Cais Palafítico da Carrasqueira
O Cais Palafítico da Carrasqueira é um dos locais mais visitados no concelho. Esta obra-prima da arquitectura popular, erigida nas décadas de 50 e 60, é única na Europa e está construída em estacas de madeira irregular, aparentemente frágeis, que servem de embarcadouro aos barcos de pesca que ali acostam. Ponto de atracção turística, o cais continua, ainda, a cumprir a missão para que foi construído: permitir o acesso dos pescadores aos barcos, mesmo durante a baixa-mar.