Os 50 anos da criação do Movimento dos Capitães foram este sábado assinalados , no Monte do Sobral, em Alcáçovas, Viana do Alentejo, numa iniciativa que marca uma nova fase das comemorações do cinquentenário do 25 de Abril.
A evocação ao primeiro grande encontro em Portugal do que viria a ser o Movimento das Forças Armadas (MFA) foi organizada pela comissão comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril , realizando-se no local onde decorreu, a 9 de Setembro de 1973, a reunião clandestina.
A Junta de Freguesia de Alcáçovas foi anfitriã da iniciativa e a Rádio campanário falou com Frederico Nunes de Carvalho, Presidente da Junta de Freguesia.
O Autarca começou por nos referir “este evento traz um enorme orgulho à Freguesia de Alcáçovas e a todos aqueles que se identificam com datas históricas, neste caso de uma data incontornável do Regime democrático que temos em Portugal.”
“Trata-se de uma data singular , é dia de abril, dos Capitães, da democracia e da liberdade” acrescentou ainda o Presidente da Junta de Freguesia que sublinhou ainda que “a multidão que aqui está hoje para celebrar abril significa que Abril é intemporal”.
Frederico Nunes de Carvalho conclui dizendo que “Abril faz-se todos os dias , com esforço, com carácter, de um Portugal livre, de um Portugal que assegure direitos e garantias civis e que seja um Portugal efetivamente num estado direito.”