O livro “Portas e Janelas que Contam Histórias … de Alcáçovas”, da autoria de Bela Mestre, editado pela Associação Terras Dentro com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Alentejo é apresentado no próximo dia 3 de setembro, pelas 18h00, no Paço dos Henriques, em Alcáçovas.
A sessão de apresentação vai contar com a presença de Bela Mestre, Bengalinha Pinto, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo e de Elsa Branco, da Associação Terras Dentro.
Bela Mestre nasceu em Alcáçovas, residindo, no entanto, no Concelho do Seixal. Enfermeira de profissão, foi na pintura que, de forma autodidata, encontrou a sua forma de comunicar emoções, vivências, histórias e, acima de tudo, “histórias das suas gentes e das localidades que lhe são próximas”.
Expõe individualmente desde 1993 e encontra-se representada em diversas coleções particulares e oficiais, tendo, ao longo da sua vida artística, recebido diversas distinções, prémios e menções honrosas.
O livro reúne 30 imagens de aguarelas originais de portas e janelas da vila de Alcáçovas, acompanhadas por textos baseados na vivência da própria autora e na pesquisa oral que efetuou em conversas com a população. Trata-se, afinal, de um “roteiro para todos os que procuram conhecer a vila de Alcáçovas, a região de Viana do Alentejo e as gentes do Alentejo”.
“Portas e Janelas que Contam Histórias … de Alcáçovas” deu origem a uma exposição com o mesmo nome que será inaugurada após a apresentação do livro, no âmbito das Comemorações do Tratado de Paz de Alcáçovas, e que pode ser visitada entre as 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 18h00.
O livro vai estar disponível para venda nos Postos de Turismo do Concelho, em Viana do Alentejo, no Castelo, e em Alcáçovas, no Paço dos Henriques.