Celebraram-se recentemente 545 anos da assinatura do Tratado de Alcáçovas, um momento importante para a história de Portugal.
O Tratado de Alcáçovas foi assinado em 1479 entre Castela e Portugal após a Guerra da Sucessão, que coroou Isabel a Católica como Rainha de Castela, tratando-se do antecessor do Tratado de Tordesillas.
Para assinalar esta data , a junta de Freguesia de Alcáçovas e Tordesilhas assinaram um memorando de colaboração, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da câmara de Tordesillas, Miguel Ângelo Oliveira e vereadora das Relações Institucionais da Câmara Municipal de Tordesillas, Mercedes Castro assim como pelo presidente da Junta de Freguesia de Alcáçovas, Frederico Miguel Carvalho.
Com a assinatura deste memorando de entendimento, pretendem os intervenientes reforçar as relações institucionais entre os dois municípios, concretizando-o num prazo de doze meses num Acordo de Parceria formal assinado e regulamentado pelos procedimentos legais em vigor nos respectivos países, com o firme propósito de reforçar as relações bilaterais no âmbito da profunda relação histórica existente de dois tratados: Tratado de Alcáçovas – Toledo, 4 de Setembro de 1479 e Tratado de Tordesillas de 7 de Junho de 1494.
Este Acordo de Parceria deverá prever o estímulo e a valorização entre os dois municípios, especialmente nas áreas da Educação e da Cultura, sempre com especial ênfase na celebração conjunta das duas datas históricas tão importantes e importantes a nível mundial.
Foto:Junta de Freguesia de Alcáçovas