A localidade de Alcáçovas poderá vir a acolher um centro UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) dedicado aos bens europeus classificados como Património Cultural Imaterial da Humanidade.
O projeto resulta de uma parceria da Entidade Regional de Turismo com a Câmara Municipal de Viana do Alentejo e deverá estar concretizado no próximo ano.
O edifício que poderá acolher o projecto será integrado numa parte do Paço dos Henriques, num prédio histórico onde foi assinado o Tratado de Alcáçovas.
Em declarações à Rádio Campanário, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva, referiu que “é uma ambição nossa desde há algum tempo, parte da nossa linha estratégica associada à identidade”.
Salienta que “nos últimos dois anos vimos dois bens serem classificados Património Cultural e Imaterial, estamos a falar do Cante e do Fabrico dos Chocalhos e para nós era muito relevante conquistarmos para Portugal e para o Alentejo, um centro deste nível, que só existe um associado a este tipo de património na América do Sul, e que pudesse ser aqui sede das grandes discussões associadas ao Património Cultural e Imaterial a nível europeu e serem feitas conferências de determinado tipo de ações associadas ao Património Cultural e Imaterial da Europa”.
Ceia da Silva expressa que “Alcáçovas, atendendo aquilo que sucedeu com a candidatura do Fabrico de Chocalhos, que foi considerada Património Universal da Unesco e atendendo a uma recuperação feita no Paço dos Henriques, um espaço com história e onde foi inclusivamente assinado o Tratado de Alcáçovas, que reune condições não só históricas mas também a nível da recuperação do património, para poder ser ali instalado esse centro europeu”.
Questionado salienta que a sua concretização “não depende só de nós, a nossa vontade está muito firme nessa matéria, há inclusivamente uma candidatura que já foi apresentada pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo e agora aguardamos, porque vai também depender da decisão da Comissão Nacional da Unesco, da própria Unesco a nível internacional e estamos a trabalhar e a lutar para conseguir conquistar esse centro para o Alentejo”.
A obra de requalificação e reutilização do Conjunto Paço dos Henriques, vai ser inaugurada no próximo dia 4 de setembro, pelas 18h30, em Alcáçovas, numa cerimónia presidida pelo Ministro-adjunto, Eduardo Cabrita.
O Paço dos Henriques / PAGUS será uma peça fundamental não apenas na salvaguarda do património cultural imaterial, mas também de forna inédita na sua relação moderna com o turismo, divulgando e valorizando os valores culturais de todo o Concelho de Viana do Alentejo e da região Alentejo.
Cerca de ano e meio depois, a obra de requalificação do Paço dos Henriques, Capela de Nossa Senhora da Conceição e Jardim das Conchas “Horto do Paço”, bem como a zona envolvente, nomeadamente a Praça da República, está concluída num investimento superior a 1.700.000,00€ e cofinanciada por fundos comunitários (FEDER) no âmbito do QREN/Inalentejo em cerca de 1.500.000,00€.