A jornalista alentejana, Alexandra Carita, do Expresso, foi ontem distinguida com o Prémio Carreira de Jornalismo Cultural da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).
De acordo com o Expresso, a SPA referiu que a atribuição deste galardão a Alexandra Carita deve-se “pela competência, dedicação e profissionalismo como que tratou e trata os temas de índole cultural”.
A jornalista natural de Portalegre é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Nova de Lisboa e conta com uma pós-graduação em Tradução de Alemão pela Universidade de Mainz.
Iniciou a sua atividade profissional em 1993 como revisora de tradução, e estreou-se no jornalismo no jornal “A Capital”. Foi editora de cultura da revista “Focus”, colaboradora do DNA, “Grande Reportagem”, “Pública” e “Egoísta”, entre outras publicações e integra agora os quadros do semanário Expresso.
A distinção, criada em 2016, tem o valor pecuniário de dois mil e quinhentos euros e inclui a entrega de um troféu. A cerimónia de entrega está marcada para o primeiro trimestre de 2021.