12 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejano fundador do Ceará homenageado em Santiago do Cacém

Martim Soares Moreno, militar português que fundou o estado brasileiro do Ceará e que se distinguiu no combate contra as ocupações francesas e holandesas, será alvo de homenagem a 9 de novembro na terra que o viu nascer, Santiago do Cacém.

Assinalando os quatrocentos anos da nomeação do 1.º capitão-mor do Ceará, estão programadas atividades a cargo da Câmara Municipal, do Instituto do Ceará e da Real Sociedade Arqueológica Lusitana na cidade do litoral alentejano, com uma sessão de homenagem nos Paços do Concelho e, logo de seguida, a inauguração de uma placa comemorativa na Praça Conde de Bracial.

Martim Soares Moreno nasceu em Santiago do Cacém, cerca de 1586. Chegou ao Nordeste do Brasil ainda muito jovem, em 1602, como soldado, empenhando-se na luta pela ocupação do Ceará. Um tio militar, Diogo de Loures Moreno, incentivou-o a seguir a carreira das armas e a aprender a língua e os costumes dos índios. Integrando a expedição do sargento-mor Pêro Coelho de Sousa, em 1603, dirigiu nesse mesmo ano a construção da primeira fortaleza, o forte de Santiago, na margem direita da foz do rio Siará (sobre o qual se erguerá, em 1613, o forte de São Sebastião), e iniciou a colonização da região.

Populares