A entrega do Prémio Camões 2023 a João Barrento vai ter lugar esta quinta-feira, dia 20 de junho, pelas 18h00, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.
Esta distinção, instituída por Portugal e pelo Brasil, em 1989, será entregue pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pela Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues. A cerimónia contará com uma mensagem da Ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, que não pode estar presente na ocasião.
João Barrento, o premiado da 35ª edição do prémio, nasceu em Alter do Chão, a 26 de abril de 1940. É um reconhecido e prestigiado tradutor, professor universitário, ensaísta, crítico literário e autor português de diarística e crónica. Tradutor de Goethe, Hölderlin, Kafka, Musil, Walter Benjamin, Brecht, entre tantos outros, foi distinguido pelo júri do Prémio Camões como autor de uma obra relevante e singular, em que avultam o ensaio e a tradução literária.
A cerimónia de entrega do Prémio Camões 2023 faz parte da programação do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões.
O Prémio Camões, instituído por Portugal e pelo Brasil em 1989, é o maior prémio de prestígio da língua portuguesa. Com a sua atribuição é prestada anualmente uma homenagem à literatura em português, recaindo a escolha num escritor cuja obra contribua para a projeção e reconhecimento da língua portuguesa. Do grupo de premiados constam já nomes como José Saramago, Sophia de Mello Breyner Andresen, Agustina Bessa-Luís e Chico Buarque.