Salgueiro Maia, Capião de Abril, Alentejano de Castelo de Vide, é uma das figuras históricas associadas à história da democracia do nosso País.
Por muitos apelidado como “herói do Povo Português”, Salgueiro Maia é uma figura incontornável do 25 de Abril de 1974 que continua a não ser esquecida nos dias de hoje.
Salgueiro Maia está agora eternizado num Mural,na Avenida de berna em Lisboa, concebido por artistas da plataforma cultural Underdogs, desenvolvido por Tamara Alves, Sara Fonseca da Graça (também conhecida como Petra Preta), Moami e Mariana Malhão
A inauguração da obra decorreu esta quarta-feira e enquadra-se nas celebrações dos 50 anos do 25 de abril assim como no 45º aniversário da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
A reinterpretação do mural de Salgueiro Maia é um projeto da NOVA FCSH e da Underdogs com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, Galeria de Arte Urbana, Junta de Freguesia das Avenidas Novas, Câmara Municipal de Castelo de Vide e Câmara Municipal de Santarém.
Salgueiro Maia será para sempre a cara da Revolução. Presente na cerimónia de inauguração, o Presidente da Autarquia de Castelo de Vide, António Pita destacou nas suas redes sociais “Elevar a imagem de Salgueiro Maia não só é uma exigência que se impõe ao Município, como este deverá igualmente agarrar a oportunidade para suscitar uma abordagem de destaque ao capitão de abril no âmbito das Comemorações do Cinquentenário.”
Foto: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa