O Instituto Português do mar e da ATmosfera colocou, no dia de hoje, 18 concelhos do Alentejo em risco elevado de incªêndio.
No distrito de Beja estão em risco elevado os concelhos de Almodôvar, Alvito, Barrancos, Cuba, Mértola, Odemira, Moura, Ourique, serpa e Vidigueira.
No concelho de Évora há sete concelhos que também foram colocados em risco elevado de incêndio, os concelhos de Alandroal, Évora, Mourão, Portel, redondo, Reguengos de Monsaraz e Viana do Alentejo.
No distrito de Portalegre, os concelhos de Castelo de Vide, Gavião, Marvão, Nisa e Portalegre estão com risco muito elevado de incêndio enquanto o concelho do Crato está com risco elevado.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.
Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O período crítico de incêndios dura até final de setembro e, até lá, é proibido fazer queimadas extensivas ou queima de amontoados sem autorização, usar fogareiros ou grelhadores em todo o espaço rural, e fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.
É proibido ainda lançar balões de mecha acesa ou foguetes ou fazer trabalhos na floresta que possam originar faíscas.