Alentejo 2020 – Programa Operacional 2014-2020 apresenta um balanço da sua operacionalidade no território, que se traduz num valor global de 420 milhões de euros de investimento. Destes, 176 milhões de euros direcionados ao reforço da competitividade e internacionalidade da PME da Região e para a consolidação do sistema de Investigação e Inovação (I&I).
A dotação total dos fundos europeus estruturais e de investimento é de 1.082,9 milhões de euros com a repartição entre 898,2 milhões do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e 184,7 milhões de euros do FSE – Fundo Social Europeu.
O Alentejo 2020 lançou um total de 94 concursos com dotação financeira na ordem dos 255 milhões de euros, 63 concursos já se encontram decididos.
O Programa Operacional assumiu também outros compromissos, num montante global de 549 milhões de euros, estes correspondem aos planos contratualizados com as Comunidades Intermunicipais – CMI, com os Grupos de Ação Local -GAL, com as Autoridades Urbanos e ainda com instrumentos financeiros de apoio às empresas.
2017 iniciou com as decisões do concurso, com abertura no ano de 2016, na área da conservação, proteção, prevenção e desenvolvimento do património cultural e natural. A dotação financeira atribuída a este mesmo concurso é no valor de 14 milhões de euros.
Alentejo 2020 em análise, para execução dos projetos no território iniciando um novo ciclo anual de candidaturas e consequentemente desenvolvimento da Região.
O Presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Roberto Grilo faz o balanço:
{gallery}evora_balanco_alentejo2020_jan17{/gallery}