Segundo os dados disponibilizados pela Autoridade de Gestão do Alentejo 2020, relativos a 30 de Junho de 2018, edição do nº 30 do Boletim Trimestral – “Alentejo Hoje – Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional”, já foram aprovados 474 milhões de euros de fundos europeus através deste instrumento.
De acordo com o documento, publicado esta segunda-feira (5 de novembro, as ajudas comunitárias foram atribuídas a 1 856 operações, a maioria no âmbito do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
A Competitividade e Internacionalização das PME; Ensino e Qualificação do Capital Humano; Desenvolvimento Urbano Sustentável; Coesão Social e Inclusão e Ambiente e Sustentabilidade, representam 86% do investimento elegível aprovado, sendo estes os cinco eixos estratégicos que absorveram a maior fatia das verbas.
Em 30 de Junho, esses cinco eixos representavam 85% dos fundos aprovados, 90% do fundo executado e 87% dos fundos pagos.
O documento realça ainda que é visível “a elevada prioridade atribuída ao domínio temático da Competitividade e Internacionalização e a dinâmica implementada nos Sistemas de Incentivos às empresas”.